Visitantes Online:  20

Home Page  
 
 
 
     
  « Voltar  
 

 

 
 
O SIGNIFICADO DA SÉTIMA TRADIÇÃO 12/10/2016 - 14:19
O Significado da Sétima Tradição

O Significado da Sétima Tradição
Oscar F. – Guatemala

É obvio que quando o nosso programa começou a tomar forma era evidente que nossos cofundadores Bill W. e o Dr. Bob perceberam que era necessário conseguir fundos para suprir as despesas que iriam aparecer. É por isso que no início houve confusão e muito temor que os levou a buscar amigos endinheirados para realizar os projetos que tinham em mente.

Mas a sorte grande, se é que pode dizer assim, é que as pessoas que foram convidadas perceberam o valor espiritual de A. A. de forma mais clara que os alcoólicos, e recomendaram que não deveria ter intromissão de poderes de fora foi a pedra angular para a recuperação de milhares de alcoólicos, foi dada pelo Dr. William D. Silkworth - o incomparável arquiteto dos valores morais.

Entre essas recomendações está a importância de nos mantermos com as próprias contribuições daqueles que desejam manter a pobreza coletiva, junto com a lembrança de haver participado de uma catástrofe que Noé levaria a destruição de tudo o que vale a pena na vida.

Hoje em dia, nós membros, que estamos sendo beneficiados por A. A., sentimos a satisfação de sermos nós mesmos que sustentamos os gastos de que necessita nossa irmandade para funcionar e portanto que a mensagem chegue a todo o alcoólico que necessita.
O dinheiro em A. A. é um aliado ou a raiz de todos os males? O ponto do espaço espiritual é onde se acaba o uso adequado do dinheiro e começa o abuso. É inútil suspirar pelo impossível. O dinheiro entra em nossa irmandade e estamos obrigados a utilizá-lo adequadamente.

Ninguém pensaria em abolir nossos lugares de reuniões pelo simples fato de evitar os problemas e os mal-entendidos. Examinemos juntos a nossa situação financeira, tratando de descobrir o que é essencial e o que não é. Aquilo que pode ser perigoso e não necessário. Há
alguns membros que não veem a necessidade de que existam Escritórios de Serviços Gerais e Locais, mas, para a maioria, estes serviços são básicos e necessários.

Temos que ser práticos. Logo que ingressamos em A. A. aprendemos que há gastos necessários para que o programa possa funcionar de forma efetiva. Depois, novos horizontes vão se ampliando. O que acontece no ESL para onde telefonamos pedindo ajuda? Como ele funciona? As empresas telefônicas não prestam serviços de forma gratuita. Os locais onde funcionam o Escritório e os locais de reunião têm um custo de aluguel.

Mais adiante tomamos conhecimento do Escritório de Serviços Gerais e o trabalho que ele realiza com todos os grupos em nível nacional. O ESG nos informa das coisas que acontecem em nível mundial. Realizam todas as atividades que se desenvolvem para o funcionamento de nosso programa, e é o local onde se pode encontrar todo tipo de informação.

De vez em quando, os pais de um alcoólico, cheios de gratidão, desejam fazer algumas doações em dinheiro, que por mais generosos que possam ser para conosco, em vez de nos fazer bem, estas doações externas nos fazem mal. Como diz um princípio de A. A. : “A sedução pelo dinheiro há colocado muitos a perder” e também poderá fazer o mesmo conosco. Devemos manter o nosso nobre princípio.” Todos os grupos de A. A. deverão ser absolutamente autossuficientes, rejeitando quaisquer doações de fora.”

FONTE: Relatório Anual de Alcoólicos Anônimos do Brasil – XVII REDELA – REUNIÃO DAS AMÉRICAS – Cidade de Rye – New York – EUA – 21 a 25 de outubro de 2012 – XXXVII CONFERÊNCIA DE SERVIÇOS GERAIS – SERRA NEGRA/SP 2013 – PÁG. 194 - 195